en-us-A r o m a t e r a p i a   &   os   Nossos   Rituais

02/16/2020

Hoje venho falar vos um pouco sobre esta prática terapêutica que utilizo profissionalmente e na minha rotina.

A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que trabalha de forma física e emocional.

Utiliza óleos 100% puros e visa proporcionar o bem estar físico e psicológico do ser humano.

A nível físico, as moléculas mais pequenas penetram mais profundamente na nossa pele, o que facilita a circulação e optimiza o processo de renovação celular, alívio de dores, etc.

A nível emocional, o olfato é o mais primitivo dos sentidos e está ligado á parte mais profunda do nosso cérebro.

Cheirar óleos terá portanto um efeito muito profundo e dinâmico no nosso ser.

Apresento-vos oito óleos que poderão utilizar no vosso dia-a-dia.


Óleo essencial de lavanda/alfazema

É o embaixador da aromaterapia. É um óleo calmante, relaxante, sedativo e anti-depressivo que ajuda a combater crises de stress e tem benefícios específicos para a mulher (alivia dores da tensão pré-menstrual e ajuda a controlar os sintomas da menopausa). Tem também propriedades anti-sépticas, ajuda nas gripes, constipações e é um cicatrizante poderoso.


Óleo vegetal de amêndoas doces

Além de ser um óleo de "veículo" em aromaterapia (para ser misturado com os essenciais), é um óleo suavizante e protetor, ideal para os cuidados do corpo e para a pele muito seca. Pode ser usado durante a gravidez e na pele dos bebés. Ajuda a reduzir a inflamação na pele (pode-se misturar algumas gotas deste óleo no creme de uso diário).


Óleo essencial de eucalipto

Este óleo tem uma ação analgésica, depurativa e antiviral. É, por isso, também utilizado em problemas do aparelho respiratório como tosse, gripes, constipação, sinusite e rinite. Por ter um efeito refrescante sobre o corpo, ajuda com febre e enxaquecas. Na pele, pode ser usado para queimaduras, bolhas, cortes, feridas e picadas de insetos. Pode ainda fazer parte de tratamentos de desabituação ao tabaco, pela sua ação depurativa, e no tratamento de dores articulares que, muitas vezes, se agravam no inverno.


Óleo vegetal de rosa mosqueta

É um conservante natural, rico em ácidos gordos essenciais (que não são produzidos pelo corpo) que alivia as inflamações e atua como hidratante. Ajuda a tratar a pele seca irritada e também é bom para tratar marcas de queimaduras, cicatrizes e estrias. Pode ser um bom aliado na redução das vermelhidões, rosácea e cicatrizes do acne.


Óleo essencial de bergamota

Este óleo proporciona uma sensação de relaxamento sendo, por isso, usado no tratamento de stress, tensão e depressão. Ajuda ainda a aliviar infeções do trato urinário e de estômago. Na pele, ajuda nos problemas de acne, psoríase, eczema e combate a pele oleosa.


Óleo essencial de hortelã-pimenta

Óleo com ação analgésica, anti-inflamatória e digestiva. É bastante eficaz no tratamento de dores de cabeça e um ótimo preventivo de enxaquecas. Tem também bons resultados no sistema digestivo e é eficaz em vários problemas, como cólicas e náuseas, uma vez que estimula a vesícula biliar e a secreção de bílis.


Óleo essencial de árvore do chá

Um dos mais vendidos a nível mundial, e que deveria existir em todas as casas, é um poderoso estimulante do sistema imunológico e elimina a maioria das infeções virais, bacterianas e fúngicas. Ajuda, por isso, com problemas virais como gripes e herpes labial. Para o tratamento de fungos nas unhas, pode-se aplicar uma gota diretamente sobre a área afetada. Tem também ação branqueadora dentária - pode-se colocar uma gota deste óleo e uma gota de óleo essencial de limão na escova de dentes antes do dentífrico e, de seguida, escovar os dentes.


Óleo essencial de alecrim

É um óleo com ação estimulante, útil no tratamento de patologias respiratórias, rigidez muscular e descongestiona o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. Um tratamento que pode ser feito durante três semanas baseia-se na aplicação de uma gota numa colher de café de açúcar ingerida todas as manhãs. Esta desintoxicação deverá ser feita nas mudanças de estação. É também um óleo muito utilizado no cabelo e no couro cabeludo. A sua ação estimulante aumenta a circulação e favorece o crescimento do cabelo.




Os nossos rituais

Nos nossos cuidados de beleza e higiene diários utilizo estes óleos desde o primeiro dia de vida da Noá

No banho, umas gotas de óleo de lavanda, ajuda o bebé a relaxar e a preparar-se para um belo sono, seguido de massagem com óleo de côco/ amendôas doces ou calêndula. Esta prática diária aumenta o vínculo entre mãe e filha, promove um sono mais tranquilo, melhora o sistema imunitário e deixa a pele nutrida, suave e brilhante.E claro antes de irmos dormir umas gotinhas de lavanda na almofada.




Terapia Balance


A terapia Balance é uma conjugação de diversas técnicas que fui absorvendo ao longo dos anos que trabalho nesta área.

Poderá incluir técnicas de Massagem Sueca, Tui-Na, Drenagem linfática, Reflexologia, Auriculoterapia, Meditação guiada, sound healing e claro, Aromaterapia.


O ser humano é único e a todos os dias se renova. 

Equilibrar corpo, mente e espírito diariamente é a chave para uma vida longa e feliz .

NAMASTÊ