l i g h t    c o l l e c t i o n

3ª edição 

PRÉ-VENDA  SPRING SUMMER 24

      there is no light without shadow.

 recognize, honour it and let your light shine on.

 - Created by Maria Tinoco do Couto with love and the powerfull and sacred rudrakshas of pachamama.

a história por detrás da  colecção e de uma nova paixão



( acho que vou ter uns 90 anos e estar a criar estas peças únicas para nós ✨)

Sendo desde o início uma família monoparental, na altura eu e a minha filhota Noá éramos nómadas e o que ganhava era o que gastava, o que entrava era literalmente o que saía e não dava para programar nem sequer a semana seguinte, vivÍamos literalmente um dia de cada vez.

Esta coleção e paixão surgiu depois do nosso regresso da índia, mas preciso de te contar como fomos lá parar.

Os 3 copos e o e-book Comanda a Tua Vida

Depois da temporada na Ilha das Flores fomos rumo ao Algarve, mais precisamente à Praia da Luz, pois era lá que tanto desejava assentar.

Cheguei sem saber onde e como ira trabalhar, onde íamos morar, mas cheguei também com muita fé que aquele era o lugar.

E assim, no areal da Praia da Luz, a Noá começa a brincar com um menino da idade dela, ele estava com a sua mãe e começamos a falar, perguntei-lhe se saberia de algum quarto para alugar, disse-me que tinha um quarto livre na sua casa e que mesmo nunca tendo alugado a ninguém que poderíamos alugar-lhe.s

Quarto ✅

Depois criei um flyers sobre as aulas de Yoga, terapias e workshops e andei de cria às costas a espalhar por tudo o que era lado.


Até que fui dar a uma concessão no meio da Meia Praia, em Lagos que não tinha ainda massagista e assim combinamos de lá começar a fazer as massagens

Primeiro trabalho ✅


Descobri depois um terraço idílico na Praia do Burgau e comecei lá a dar aulas de Yoga

Segundo trabalho ✅



E com o passar da palavra comecei também a ir dar aulas de Yoga e massagens ao domícilio

(sempre com a cria, e que grandes aventuras )

Terceiro trabalho ✅


A índia começava a chamar e a vontade para irmos para lá cada vez maior, no entanto e mesmo já na altura realizando o Mapa dos Sonhos, não percebia como na prática conseguiria juntar dinheiro para duas viagens de avião e nos sustentar por lá..

Havia muito poucas pessoas naquela concessão, muito pouco trabalho e quando aparecia alguém a Noá começava pouco depois a chorar muito pois queria a minha atenção e colo.

O dono daquela concessão foi um pequeno anjo naquele momento, andava com ela ao colo a atender as mesas .

Estava bem difícil mesmo para sustentar apenas o nosso simples dia-a-dia.

E de repente, num dia em que a concessão estava completamente vazia chega uma família de indianos todos vestidos com trajes tradicionais e vêm pedir-me massagem.

Eu e o dono da concessão ficamos estupefactos, fiz duas ou três massagens e quando ia fazer na matriarca da família a Noá começou a chorar muito pois queria o meu peito e atenção.

Mas eu queria muito fazer-lhe aquela massagem, na verdade, eu precisava muito.

Ela olhou para mim e disse-me que o trabalho mais importante eu já estava a fazê-lo com a Noá.

E assim, cheguei ao quarto que tínhamos alugado e dentro do armário coloquei três copos de vidro, dois deles seriam para as maiores despesas do momento ( pagar o quarto e a comida) o terceiro para a nossa viagem à India .

E no dia seguinte, tudo começou a entrar noutro fluxo e comecei a ter muito mais trabalho.

E assim terminava a temporada e num mês e pouco tinha o copo para as nossas viagens preenchido.

Uma parte de mim nem acreditava que tinha conseguido tudo aquilo, enquanto a outra parte dizia-me que não seria suficiente, que faltava para nos sustentar por lá.

Decidi ir ao banco depositar aquele valor e a mulher que nos atendeu reconheceu nos do projecto MãeGuru, no final desse dia senti que tinha de ir em frente, mesmo sem fazer a menor ideia como iria sustentar-nos por lá, comprei as viagens de avião.


Mas a temporada pelo sul tinha chegado ao fim, a concessão fechava, decidi então ir rumo ao Norte, à minha base, pedi aos meus pais para ficar um mês e pouco no seu sofá com a Noá pois alugar algo estava fora de questão e assim foi.

E quando me questionava o que poderia fazer, a resposta foi clara: escreve.

Há já vários anos que me pediam as nossas receitas, sentei com o meu computador dinaussauro da altura e comecei a escrever, a escrever e a escrever.

Era para ser um e-book de receitas, transformou-se num e-book com mais de 300 páginas onde passei muito mais do que receitas e já vários leitores descreveram como " a bíblia do bem estar", assim nasceu o Comanda a Tua Vida.

Escrevi-o em cerca de um mês, sem qualquer tipo de apoio, sozinha com a cria de recentes dois anos, num computador antigo, feito todo no word e a dormir com ela num sofá.

Fui imprimi-lo ao norteshopping emocionada, lembro-me de ter o lançamento marcado e ter pedido lá em casa aquele momento na sala para mim, não me foi dado, peguei no e-book e no telemóvel e fui para o meu carro fazer um directo com o lançamento deste projecto, tão mas tão feliz com a sua materialização e sem nunca partilhar na altura para as pessoas de onde e para onde iriam os frutos daquela criação.


Tinha a viagem para uns dias depois , o e-book  foi um verdadeiro sucesso, voou para todos os cantinhos de Portugal e não só.

Na altura apontava cada venda à mão num bloco e passei madrugadas a enviar um a um por e-mail.

Sentia me cansada mas radiante ao mesmo tempo.

E assim o valor que precisávamos para o primeiro mês na Índia chegou, e enquanto estávamos lá foram chegando mais compras do e-book e assim nos mantivemos ao longo do segundo mês.


toda a dificuldade, todo o desafio
uma aprendizagem ou um redireccionamento


Voltávamos para Portugal, devia estar com uns cinquenta cêntimos no total.

Não fazia ideia onde íriamos dormir, qual o próximo quarto a alugar e até como pagar... até à altura ia dando aulas de Yoga, workshops de alimentação ,terapias e palestras por onde íamos passando.

Aqueles meses pela Índia foram maravilhosos, mas também muito intensos, não estava com energia necessária para guiar aulas. 

Na escala em Amesterdão liguei para a mãe da minha amiga onde já lá tinha alugado um quarto por alguns meses e disse-lhe que estava a regressar a Portugal, que não fazia ideia como iria pagar a renda desse mês, mas como sempre daria um jeito e ela foi-nos buscar ao aeroporto.

Lembro-me de chegar e ter de ir comprar comida, mas não sabia como.

Olhei para o colar de rudrakshas que me tinha oferecido no meu aniversário no ashram da Amma e pensei: 

vou cortar e vender cada uma destas sementes, vou criar pulseiras com estas sementes e outras pedras!




E assim foi. E assim que coloquei no instragram, voaram.

O dinheiro que precisava para pagar a renda e comida daquele mês veio.


O tempo que precisava aconteceu e voltei ao meu tempo às aulas e workshops.

( Ah e como não havia qualquer budget os saquinhos onde foram as primeiras peças foram nos rolos de papel higiênico que transformei em pequenas caixinhas )

Não esperemos pelas condições ideiais para começar, façamos com aquilo que temos de momento, entregando o nosso melhor.
As condições acabarão por chegar.


E depois de uma temporada no norte voltamos para o algarve, alugamos o mesmo quarto na casa daquela família que tínhamos conhecido na Praia da Luz, a praia onde passei todos os meus verões de férias com a familia desde bebé, a praia que me viu crescer e desenvolver e aí nascer a primeira Light Collection.

Foi no chão desse quarto alugado, na Praia da Luz em Lagos que criei assim a Light Collection, depois de muitas noites a ver vídeos no Youtube e tutoriais a aprender sobre os materiais e formas de criação deste tipo de peças, sobre como criar uma loja online.

E assim foi, lembro-me que tínhamos anunciado o lançamento, e mal acabara de pôr tudo organizado no website e loja online a luz vai abaixo, não só naquela casa, por toda a vizinhança e voltou precisamente no minuto de lançamento da Light Collection.

Além de ter passado todos os meus verões nesta praia, quando a Noá nasceu comecei a trabalhar logo um mês e pouco depois numa loja em parti time, passado uns 4/5 meses decidi despedir-me, peguei na Noá e fomos de comboio para a Luz, onde passamos um mês e aí decidi que iria começar as minhas formações na área do Yoga e da Meditação, ia trabalhar com o que acreditava, partilhar aquilo que resgatava a minha vida, prometendo a mim mesma que custasse o que custasse a minha prioridade seria estar presente a cada momento nos primeiros anos de vida da minha filha.

Esta coleção será hoje e sempre dedicada à Noá, aquela que me revela todas as minhas sombras e a que me inspira a cada dia a caminhar em direção à minha Luz.


Aquela que habita em cada um de nós

Que nos possamos relembrar que cada desafio é uma oportunidade e que o que tem de acontecer, mesmo quando não sabemos como, é fazer aquilo que está ao nosso alcance e entregar ao divino.

O que tiver de ser, será.



Sobre as Rudrakshas

As propriedades e benefícios das contas de Rudraksha têm sido usadas pelos yogis e monges do Nepal e da Índia desde o século XI.Aperceberam-se de que ao usarem as contas de Rudraksha estas lhe davam muita tranquilidade e concentração o que lhes facultou meditarem por longos períodos de tempo. As contas de Rudraksha ajudam a trazer a famosa

"resposta de relaxamento" que é a última meta da meditação.

Rudraskha é composto por duas palavras: Rudra e Aska.

Rudra é o outro nome de Shiva e Aska significa olhos.


Conta a lenda que o Deus Shiva passou mil anos a meditar para o bem de todos os seres e ao abrir os olhos, caíram lhe lágrimas que ao pousar sobre a Terra deram origem á árvore sagrada de Rudraska.

A Rudraska simboliza a união de Céu e da Terra e estas sementes são usadas tanto para meditações, recitação de mantras e cerimónias .

Acredita se também que as Rudraskas atuam como um gerador de energia que carrega o campo energético, reequilibrando os Chakras.

Diz-se também que quando utilizadas junto à pele aumentam a clareza mental, a memória, imunidade, resistência física e acalmam o sistema nervoso central.

As sementes de Rudraska são organismos vivos que vibram e actuam directamente no nosso sistema nervoso central, dando origem a processos biológicos que promovem sensações de calma e tranquilidade.

Diz se também que a Rudraska absorve a energia do Sol e tem a capacidade de a distribuir pelo nosso corpo.





Todas as peças serão limpas com água salgada e energizadas com a energia da Lua e do Sol.


PRÉ-VENDA 

Aceitamos pedidos até o dia 9 de Abril.

As peças serão enviadas a partir de dia 23 de Maio.

 

... em tempos do instantâneo,
obrigada por ires além do desejo momentâneo

Categorias


unique creation .

uma peça única criada especialmente para ti .

 unique luxurious piece of jewelry created specially for you with the sacred and precious stones and rudraksha seeds.


memories of our second edition .light collection SS 2023

Fotografia: Teresa Pamplona

memories of our first edition .light collection SS 2019

Fotografia: João Cabrita


Limpeza Energética


 Coloca uma intenção do que queres libertar / magnetizar

Acende uma vela e faz uma oração na linguagem que te ressoar no coração.

1ª opção: enterrar o colar/pulseira/anel na terra por um dia ou noite;

2ª opção: levar ao mar ou lavar em casa com água e sal grosso;

3ª opção: deixar ao luar da Lua cheia, seguido de umas 2 horas ao Sol pela manhã.


Independentemente do ritual que escolheres, o mais importante é a tua intenção.


Cuidados

Não dormir, colocar perfume por cima ou tomar banho com as peças.

Rudraksha: quando necessário esfregar com escova de dentes seca


Garantia

Todas as peças têm garantia de 6 meses.