a beleza está na realidade que nos envolve a cada instante 


Talvez apenas 30% do que ensino e aplico aos meus alunos e clientes respectivamente, foi me ensinado em algum tipo de formação. Mas a verdade é que sem elas com certeza não teria sido possível o meu percurso até aqui. Cada escolha e cada passo levam nos até este momento, em que eu te escrevo e tu me lês.


Porque as formações dão nos o caminho e depois nós podemos ou não caminhar, tropeçar e levantar nele.
Comecei os meus estudos nas Artes, onde se tornou um sonho entrar para a melhor escola de design de moda do país. Sonho concedido e abandonado. A minha projecção do que seria estudar e trabalhar nessa área muito rapidamente caiu e acabei por mudar completamente de área e formar se no Instituto Português de Naturologia.
Esse foi um período onde trabalhava dia, estudava de noite e trabalhava de madrugada em todo o tipo de eventos no Porto. Eram dias e noites em que muitas vezes nem havia tempo para dormir...
Tinha tornado a minha vida num autêntico frenesim, que me cativava cada vez mais e que ao mesmo tempo me deixava cada vez mais longe de mim. 

O vazio era tal, uma busca incessante pelo preenchimento de um vazio interno...pessoas, eventos, trabalho, compras, tabaco, relacionamentos. Aos 20 anos resolvi pegar numa mochila e viajar sozinha pelo Brasil, uma viagem que seria de 1 mês e se transformou em praticamente dois anos.E foi entre cá e ela que fui conhecendo e explorando a filosofia do yoga e onde me fui desfazendo de tudo aquilo que fora acumulando ao longo dos anos ao ponto de ficar com todos os meus pertences na minha mala. Os desafios ficaram cada vez maiores e sair da zona de conforto foi para mim a grande viragem. Desafios estes que ficaram bem além dos obstáculos físicos nas posturas que até então nem com os dedos chegava ao chão... foram bem além de cada pranayama que tentava desobstruir pulmões cheios de vícios de fumo... entre morar no mato com aranhas do tamanho de uma mão quando em Portugal nem as de 1 cm conseguia ver... passar os primeiros períodos sem comida, chegar a dormir sem tecto num país totalmente desconhecido.Superar me no mato, nas águas e na cidade veio me dar uma percepção de mim como nunca tinha antes alcançado.

Lá casei e trouxe a minha filha Noá Zaya, fruto de um relacionamento abusivo e quase mortal para ambas.De volta a Portugal e assustada por ficar com uma criança nos braços sozinha , estive os 5 primeiros meses de vida dela a trabalhar numa loja..até que chegou o dia em que percebi que não era aquilo que queria para as nossas vidas. 

Tomei a decisão de deixar esse trabalho e a "segurança" de uma casa e toda uma aparente estrutura que a nossa cidade natal oferecia e com ela as propostas de trabalho mais irrecusáveis.E lá fomos, desde a remota Ilha das Flores, norte a sul do continente onde juntas íamos dando aulas de yoga ,workshops de alimentação vegan e massagens.Passamos uma temporada também pela índia, foram meses em que o conforto ficou também de lado..acordar antes do sol nascer, dormir no chão e a banhos de água fria fizeram parte do nosso dia a dia.Antes da viagem à Índia lancei o primeiro livro digital " Comanda a Tua Vida" onde partilho um pouco mais do meu trajecto, os conhecimentos no yoga, alimentação saudável e muito mais .Estar ao serviço desinteressado , abraçar a maternidade 24h dia foi a minha sádhana durante estes três últimos anos.Meses e meses sem uma noite bem dormida, onde tens de ser a chave, o movimento e a fechadura de uma casa, casa de um colo que tem de estar sempre estável e seguro, um colo que tem que dar o tecto, a comida, o abraço e a educação , o colo que segura a panela que está a ferver, segura o choro de um bebé e uma pilha de roupa por estender . Foi aprender a amar no meio do verdadeiro caos, nas madrugadas que se acorda com belas cabeçadas mesmo no meio do nariz (vá, às vezes são os dentes também que sinceramente não sei como ainda cá estão firmes e fortes), onde o silêncio apenas existe na imensidão de umas breves horas onde tudo se esgotou...Aprender a respirar em momentos em que tudo cai abaixo e não há vigas a segurar as paredes de uma vida que se tornou uma fusão, esse foi sem dúvida uma das maiores aprendizagens dos últimos anos. 


Onde se acorda, toma se banho, necessidades fisiológicas ,trabalha-se , adormece-se em constante fusão e que questiona por tantas vezes...onde está apenas o meu coração. Foi tomar conta de um bebé e mais tarde criança e dar aulas ao mesmo tempo...uma verdadeira montanha russa ...

Foi começar a dar aulas de yoga e ver a Noá a puxar as calças aos alunos.. A fugir das aulas e às vezes só apenas estar parada a dar lhes carinho .

O projecto MãeGuru surgiu da necessidade de ter uma plataforma onde pudesse compartilhar sobre yoga, alimentação natural e vegetal e educação consciente, pois guru é aquele que ensina, que retira da escuridão e a maternidade foi e está a ser sem dúvida a maior ferramenta de auto conhecimento, da mesma forma que ensino, aprendo e juntas crescemos.


Durante estes 4 últimos anos a minha filha e o yoga mostrou me o quão podemos ir além dos nossos limites, sejam eles físicos ou mentais..a força interna que temos dentro de cada um..tão grande e tão transformadora.Estive ao mais entregue serviço estes últimos 4 anos da minha vida, a minha filha, a períodos de jejuns, meditações e celibato e como é engraçado ver como tudo se transforma...a menina que dizia que mãe nunca seria, desejou ter uma filha por alguém que lhe batia e achava ela que mudaria a sua maneira de estar na vida.Este ano o nomadismo deu uma pausa, ou talvez mesmo um stop.A necessidade de voltar a criar uma estrutura sólida a todos os níveis chegou. 


Hoje voltamos a ter uma casa, a Noá passa umas horas por dia numa escolinha e eu estou a reencontrar me como ser sem este serviço 24h dia, reencontrar me como mulher e mãe.Este é um projecto onde inspiro milhares de pessoas e muitas mães no seu caminho de autoconhecimento através de uma educação mais consciente pois acredito que o futuro está na educação e na cura e requalificação da nossa própria educação.




Formações:


A maior formação foi e é a própria Vida.

  • Instituto Português de Naturologia - Técnicas de Spa e Medicina Tradicional Chinesa (Massagem Sueca, Desportiva, Drenagem Linfática, Tui-Na, Geotermal, Auriculoterapia, Reflexologia) - 2014


  • "O Pequeno Buda" , Meditação para crianças c/ Tomás de Mello Breyner - 2017


  • Meditação Nível I c/ Miguel Correia e Margarida Cardoso - 2017

  • Reiki nível I - Sónia Marinheiro- 2017

  • Yoga 200H Centro Vaidika -2017

  • Intensivo Yoga na Vida c/ Pedro Kupfer - 2017

  • Workshop Técnicas Massagem Tailandesa - (Portimão) - 2018
  • Workshop Yoga e a coluna- Índia (Auroville)- 2019
Formações a decorrer:
- Eu "Ilimitado" Pof.Pedro Kupfer