v i a g e n s   c o m   c r i a n ç a s

01-12-2020


 Como faço para entreter a Noá nas viagens (sejam elas as diárias de carro, comboio, bus ou avião)


Depois de 4 anos a viajar norte a sul do país, ilhas e ir para o outro lado do mundo sozinha com uma bebé:
Não faço absolutamente nada. Porque não estou aqui para entretê- la.


Eventualmente pode acontecer mas será a exceção e não a regra.

(livros infantis, papéis e lápis moles ou filmes naquelas viagens intermináveis de avião).


Quem me segue já sabe que não sou a favor do uso de tablets/ telemóveis nestas idades, por isso ela não pede o que não está habituada.


Tinha sido mais fácil? Sem dúvida. Houve viagens de loucos 🤯 
Ela aprendeu a ficar aborrecida por não ter talvez algo externo que a estimulasse e aprendeu a observar tudo.
Desde as paisagens, o tempo e os astros, as pessoas, carros...fica a observar as próprias mãos e reconhece diversos caminhos.
Inventa canções , histórias e por aí fora.
MAS, claro que mesmo já tendo passado por autênticos furacões nem todas as viagens são fáceis mas temos sempre opção. Que as nossas escolhas possam pensar também no impacto que terão no futuro deles e não apenas no momento para os "calar".
Porque muitas vezes queremos calar as emoções dos nossos filhos por não sabermos lidar com as nossas.
Que possamos mostrar lhes que é seguro sentir tudo, que possamos gritar, chorar, cantar e rir juntos.Porque o ser humano precisa de experienciar tudo isso.

Acredito que ao sermos criados para estarmos sempre entretidos com algo, acabamos por nos desconectar da nossa essência e acabamos mais facilmente por entrar numa vida "automática " e no futuro será bem mais desafiante aprendermos a estarmos bem sozinhos e nos conhecermos dessa forma 🤍

Não existe o certo ou errado, mas lembrem se que temos sempre opção e os nossos pais não tinham ecrãs para nos entreterem nas viagens 🤍 (quem se lembra de fazer desenhos no vidro no carro com o dedo?)

E agora as viagens de carro tornaram-se ainda mais confortáveis com a Cybex Solution Z i-Fix, cadeira vencedora dos testes ADAC 2020 no grupo 2/3.